Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Algumas adaptações rituais para o Hemisfério Sul

Olá!

Os praticantes que optam por inverter a Roda do Ano para melhor atender aos ciclos naturais aqui no Brasil, também vão precisar adaptar outros aspectos.

 
Quanto ao Círculo
Precisamos notar que o Sol nasce a Leste, transita pelo Norte e se põe a Oeste.
Para acompanhar o movimento do Sol, deveremos traçar o Círculo no sentido anti-horário, pois é nesse sentido que o Sol faz seu trajeto.








Quanto ao pentagrama

Pelo mesmo motivo, também iremos traçar os pentagramas de banimento e evocação na direção inversa ao traçado do Hemisfério Norte.






Quanto aos elementos e as direções
Sabemos que os pontos cardeais são imutáveis, apenas adaptamos as correspondências dos quadrantes aos elementos.
Assim teremos o elemento Fogo associado ao Norte pois os ventos quentes, o calor vem do Norte (linha do Equador).
O Ar permaneceria a Leste pois o Sol nasce lá, a Água a Oeste pois o Sol lá se põe. O Elemento Terra ficaria associado ao Sul.
Alguns pagãos aqui no Brasil também admitem associar da seguinte forma: Fogo com o Norte por causa dos ventos quentes (Equador), Ar com o Sul por causa dos ventos frios (Polo Sul), Água a Leste por causa do Oceano, Terra a Oeste por lá ficar o continente. Com esse modo de associação evitaria-se em um ritual na praia, evocar o ar de frente para o mar e evocar a água de costas para ele. 

Toda adaptação tem de ser feita com consciência mágica. Quando alteramos uma simbologia temos de ter uma noção clara do que estamos fazendo e nossa mente deverá estar moldada para refletir essa alteração.
A Magia se dá no inconsciente, por isso, cada mínimo detalhe deve ser compreendido e fazer sentido. Se assim não for, corremos o risco de botar a perder a validade mágica de todo o trabalho desenvolvido.

Até breve!

Assuntos Relacionados:

Festivais do Fogo no Brasil
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário




.

.