Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Festas Religiosas no Hemisfério Sul - Origem do Natal

Olá!



 origem do natal
Rei Azevinho - Criança da Promessa
Quase todas as festas religiosas comemoradas hoje aqui no Brasil, tiveram sua origem no hemisfério norte, que por sua vez derivam dos Festivais Pagãos.
A simbologia Natalina provém quase totalmente do paganismo. 
Teve sua origem em um Festival chamado Yule que é comemorado até hoje no Solstício de Inverno por praticantes de várias vertentes do Paganismo, entre elas a Bruxaria. 
O Solstício de Inverno acontece todos os anos entre 20 e 23 de Dezembro no hemisfério norte e entre 20 e 23 de Junho aqui.



O mito dessa Celebração nos diz que na noite mais longa do ano, o velho Rei do Azevinho morre, dando lugar ao Jovem Rei do Carvalho, o Deus Sol que renasce como a Criança da Promessa, juntamente com o dia, trazendo a renovação da Natureza e as esperanças de abundância na próxima colheita. 

 origem do natal
Velho Rei Azevinho x Jovem Rei Carvalho
Natal é uma palavra existente em Português desde o século XIII, segundo a datação endossada pelo dicionário Houaiss, vinda do latim natalis. Este era um adjetivo (“relativo a nascimento”) e substantivo (“dia do nascimento”) anterior à acepção cristã hoje dominante de dia do nascimento de Jesus.
O dicionário latino Saraiva registra o emprego da palavra pelo poeta Ovídio (43 a.C. – 17 ou 18 d.C.) com o sentido de aniversário e pelo naturalista Plínio, o Velho (23-79 d.C.), significando o ano da fundação de Roma e até, figuradamente, semente de árvore.
O Português contemporâneo conserva o adjetivo natal com sentido laico (na maior parte das vezes associado ao substantivo terra), mas o substantivo vai caindo em desuso como sinônimo de aniversário genérico para se especializar, com inicial maiúscula, na acepção de aniversário de Jesus Cristo.
A tradicional festa do Natal contém em si uma simbologia toda alheia ao dogma cristão moderno. Inicia-se pela data: Jesus não nasceu em 25 de Dezembro. A Igreja Católica, após o nascimento e morte de Jesus, resolveu convencionar o nascimento dele nesta data, que foi oficializada em 354 d.C. pelo Papa Libério no Concílio de Niceia.
A data já estava sendo comemorada por cristãos das Igrejas Católica, Anglicana e Protestante desde 330 d.C. (Não que Anglicanos e Protestantes ligassem para a oficialização do Papa, somente como informação de que eles começaram a celebrar na mesma época). A Igreja Ortodoxa comemora a data em 7 de Janeiro, data considerada o batismo de Jesus.

Os principais símbolos do Yule que foram cristianizados e abaixo apresentados com os nomes usados fora do mundo pagão:
 origem do natal 
A Estrela de Belém:
A Árvore de Natal é geralmente encimada por uma estrela de cinco pontas. Trata-se do pentagrama, a representação do homem cósmico, o adan-cadmon.





A árvore de Natal:
Natal Decoração atual
Aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, quando a árvore de natal tinha um caráter pagão e todas as árvores eram sagradas, as pessoas a enfeitavam e iluminavam dentro de casa para comemorar o nascimento de suas Divindades Solares, como Mitra, Cernunos (Deus Cornífero) e outros Deuses que renasciam para trazer a fertilidade e a luz ao mundo. 
As luzes representam o retorno do Sol, os enfeites pendurados na árvore são símbolos da esperança da fertilidade da terra e da boa colheita vindoura.
O pinheiro é uma árvore perene que simboliza o eterno vigor da natureza.
O azevinho era mantido dentro de algumas casas para oferecer um lugar seguro e protegido aos elementais da natureza que nele vivam, do rigoroso inverno.
As bolinhas coloridas representam as frutas do azevinho.
O azevinho permanece verde, com frutas vermelhas durante o inverno, enquanto todas as outras plantas estão sem frutos.
no século XVI os cristãos adotaram o costume de enfeitar um pinheiro na época do Natal. Começou na Alemanha e se espalhou por todo o mundo. Portanto, a árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos, é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. 

 origem do natal

Os sinos:
são símbolos femininos de fertilidade e anunciam espíritos que possam estar presentes.




A guirlanda:
 origem do natal - enfeites origem do natal -enfeiteso costume de pendurar nas portas, janelas, paredes e lareiras enfeites feitos de galhos de pinheiro ou hera tem a ver com a tradição celta de pendurar visgo acima da porta, ou no centro do salão da vigília, essa planta era considerada sagrada e conferia proteção a quem a usasse na data do solstício.
 origem do natal

Os enfeites em forma de círculo pendurados na porta de entrada davam boas vindas ao Deus Sol renascido, os frutos e folhas verdes usados para confeccioná-los eram um lembrete que as sementes germinariam após o inverno e seu formato circular era uma alusão ao eterno ciclo de nascimento, morte e renascimento do Deus e da natureza. Também eram usadas nas cabeças das pessoas.
 origem do natal enfeites







As velas:

são a simplificação das antigas fogueiras e representam também os troncos de yule quando são enfeitadas com folhas, fitas e untadas com essência.
Nessa época em especial representavam a volta da luz solar após o inverno.





 Origem do Natal
Rei Azevinho
 Papai Noel antigo
Papai Noel Antigo
Papai Noel: Segundo alguns estudiosos, a origem deste personagem é o Velho Rei do Azevinho, aspecto do Deus Ancião da justiça pacífica, da virtude e da misericórdia. Ele distribuía dádivas a todos durante a metade decrescente do ano, vestia peles, usava uma guirlanda de azevinho na cabeça. Na noite do solstício Ele partia, morria, dando lugar ao Deus do Carvalho que renascia pela manhã.  

resultado: o papai noel, que ainda não tinha esse nome (aliás ainda não tinha sido inventado), usava verde, vermelho e marrom, algumas vezes retratado com chifres e outras retratado com uma guirlanda de azevinho na cabeça.  
 origem do natal papai noel
Antes de prevalecer a imagem atual do Papai Noel, um fator de unificação entre o personagem e o Deus era a referência mais ou menos direta, quase sempre distorcida por crenças locais, a São Nicolau, personagem historicamente nebuloso que viveu entre os séculos 3 e 4 da era cristã e que gozou da fama de ser, além de milagreiro, especialmente generoso com os pobres e as crianças. É impreciso o momento em que o costume de presentear as crianças no dia de São Nicolau, 6 de dezembro, foi transferido para o Natal na maior parte dos países europeus, embora a data primitiva ainda seja observada na Holanda e na Bélgica. Nascia assim o personagem do Père Noël (como é chamado na França) ou Pai Natal (em Portugal) – ou Papai Noel no Brasil para citar alguns nomes apenas.

 origem do natal
Então, o Papai Noel que conhecemos hoje, gordo, barba branca, vestes vermelhas, é produto de um imemorial sincretismo de lendas pagãs e cristãs, a tal ponto que é impossível identificar uma fonte única para o mito. 

Sua aparência atual foi fixada e difundida para o mundo por um famoso ilustrador e cartunista americano, Thomas Nast. Essa imagem inspirou uma enorme campanha publicitária da Coca-Cola nos anos 30. A única diferença do papai noel dele para o de hoje é o longo cachimbo, que hoje o Papai Noel não fuma mais.
 origem do natal
Rena artesanal
O Papai Noel é representado morando no Hemisfério Norte pois é do ponto cardeal Norte o tempo do frio, da noite e da morte em geral. Também é no norte que fica o reino dos elementais da terra que aparecem ajudando o Papai Noel e o local de morada do Deus Ancião do Azevinho que traz o frio com Ele. Os cervos por serem abundantes na região (renas) eram vinculados à sobrevivência durante o inverno pois sua carne era consumida, mantendo os camponeses nutridos até o início da primavera. Fato que os tornavam sagrados para o povo. Eles são o símbolo do Inverno no Hemisfério Norte.


A ceia natalina:
 origem do natal
Os antigos faziam um banquete composto de alimentos quentes e calóricos, bebiam vinhos temperados com especiarias, afinal, era a noite mais longa do ano e muitas vezes a mais fria também. As nozes, avelãs estavam sempre presentes por serem fáceis de estocar por longo período, o inverno era época de falta de alimentos frescos, fazendo-se necessário ter alimentos desse tipo em casa. Era feita uma vigília durante essa noite esperando para celebrar o nascimento do Deus. Quando amanhecia, O Sol era saudado com um ritual, havia troca de presentes, canções, e o banquete continuava.
Fontes: Brasil Escola, Revista Veja, www.mitoemagia.hpg.com.br

Até breve!!!!

Assuntos Relacionados

Festival das Luzes - imbolc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário




.

.